O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é o órgão máximo da Psicologia no Brasil. Com sede no Distrito Federal e atuação nacional, ele regulamenta, orienta e fiscaliza o exercício profissional, além de promover debates sobre temas relevantes para a categoria. Atua na elaboração do Código de Ética, define normas e resoluções, julga recursos e aprova os regimentos dos CRPs, assegurando a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
A organização da Psicologia no Brasil é feita através de um sistema de conselhos. Este sistema é responsável por regular o exercício profissional, disciplinar e fiscalizar os psicólogos, além de zelar pela ética e disciplina da classe. A psicologia também se organiza através de congressos, onde são discutidas e deliberadas as teses e orientações para a atuação dos Conselhos.
O Congresso Nacional da Psicologia (CNP), que está na sua décima segunda edição, é um evento organizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) do Brasil, com o objetivo de discutir e definir as diretrizes e políticas para a profissão de psicóloga(o) no país. É a instância máxima de deliberação da categoria e ocorre a cada três anos, sendo um espaço de participação democrática dos profissionais de Psicologia.
A Articulação das Psicólogas e Psicólogos da Administração Federal (APAF) é um espaço de discussão e articulação entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), representando a Psicologia em todo o Brasil. A APAF foi criada em 1996 e se reúne duas vezes por ano, além de poder ter reuniões extraordinárias.